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Manaus: prefeitura aumenta gastos com propaganda após decreto do prefeito para conter despesas

Este ano, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) já gastou R$ 59,16 milhões com publicidade e propaganda da administração de Arthur Neto, que chega ao seu sétimo ano, por causa da reeleição.


No mesmo dia em que o prefeito Arthur Neto (PSDB) anunciou medidas de “economia” na máquina burocrática da Prefeitura de Manaus, inclusive nos gastos com propaganda, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) publicou aditivos de mais de R$ 18,22 milhões nos três contratos de R$ 20,25 milhões, cada um, que mantém desde 2015 com as empresas Mene e Portella Publicidade Ltda., Antônio Fernandes Barros lima Junior – EPP e Tape Publicidade Ltda, agora com validade por mais um ano.

Os aditivos aos contratos foram publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 1 de julho, segunda-feira. O Quarto Termo Aditivo ao Contrato nº 001/2015 de Prestação de Serviços de Publicidade dos tipos Institucional e Utilidade Pública, celebrado em 28.06.2019, com a Mene e Portella, prorrogação do prazo de vigência por 12: o valor está “inicialmente” estimado em R$ 6.075.000,00, correspondente a 30% do montante de R$ 20.250.000,00 assegurados. O Quarto Termo Aditivo ao Contrato nº 002/2015, com a Antônio Fernandes Barros Lima Junior, e o o Terceiro Termo Aditivo ao Contrato nº 003/2015 , com a Tape Publicidade também têm prazo de 12 meses, com valor, cada um, “inicialmente” estimado em R$ 6.075.000,00, correspondente a 30% do montante de R$ 20.250.000,00 assegurados.

O Decreto 4.458, de 1 de julho de 2019, publicado no mesmo DOM, dispõe sobre o Programa `Responsabilidade com Manaus` tem, entre as suas principais medidas, a redução de 10% nos serviços de publicidade. E determina à Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) que reduza em 10% as cotas orçamentárias de contratos de serviços de valores
estimados, mantidos por todos os órgãos, entidades e fundos do Poder Executivo.

Este ano, a Semcom já gastou R$ 59,16 milhões com publicidade e propaganda da administração de Arthur Neto, que chega ao seu sétimo ano, por causa da reeleição. Os gastos da Prefeitura de Manaus com publicidade e propaganda somam R$ 482,9 milhões, de 2012 a 2018, segundo o Portal da Transparência. Foram R$ 39,8 milhões em 2012, R$ 73,1 milhões em 2013, R$ 84,2 milhões em 2014, R$ 58,5 milhões em 2015, R$ 88 milhões em 2016 e R$ 95,2 milhões em 2018.

Os gastos da administração Arthur Neto com propaganda são os maiores da história do Amazonas, ultrapassando os gatos do governo estadual. Mesmo assim, pesquisa do Instituto Pontual, realizada em fevereiro deste ano, com 905 pessoas, mostra que a administração dele foi reprovada por 53,6% dos entrevistados, e só 10,3% responderam que gestão está boa. Em uma escala de 0 a 10, Arthur Neto obteve uma média de 4,4 dada pelos entrevistados.

Veja o DOM com os aditivos aos contratos:

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