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Manaus

Em meio à Pandemia de coronavírus, prefeitura de Manaus faz contrato de R$ 19 milhões para propaganda

A administração do prefeito Arthur Neto gastou R$ 131 milhões com sua máquina de publicidade e propaganda, em 2019, de acordo com os dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus.


No momento em que todos os governos do mundo estão concentrando recursos no combate à disseminação do coronavírus e aos efeitos dramáticos da crise econômica causada pela pandemia, principalmente entre a população mais pobre, a gestão do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), publica a homologação de uma concorrência, de R$ 19 milhões, para a empresa Agência de Interatividade e Karketing Ltda. para fazer propaganda de seu governo.

Captura de Tela 2020 03 19 às 07.51.59 - Em meio à Pandemia de coronavírus, prefeitura de Manaus faz contrato de R$ 19 milhões para propaganda - o missivistaO despacho, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira, é assinado pela secretária municipal de Comunicação, Kellen Cristina Veras Felisardo Lopes, para adjucar o objeto da Concorrência nº 018/2019 – CML/PM, cujo objeto é a prestação de serviços de planejamento, desenvolvimento e execução de soluções de Comunicação Digital, tendo como vencedora a empresa I. Marketing, pelo valor mensal de R$ 1.583.333,00.

A I. Marketing é do empresário Durango Duarte, de acordo com o site Econodata. A empresa já presta serviços à administração do prefeito Arthur Neto, via Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). O contrato invade a administração do próximo prefeito de Manaus, já que o prazo para prestação dos serviços é de 12 meses a contar de 2 de março de 2020, até 1 de março de 2021.

A Semcom tem uma agência de propaganda e dezenas de funcionários que, entre outros serviços, também fazem marketing digital. O site da secretaria informa que ela tem jornalistas presentes em todos os órgãos da Prefeitura e que utiliza “modernos recursos tecnológicos”, para levar à população informações sobre as ações e serviços do poder executivo municipal a fim de melhorar a qualidade de vida de quem habita a cidade”. O site também informa que a Semcom tem diretor de Comunicação, gerência de Rádio, gerência de Redes Sociais, gerência de TI, e departamento de Criação, Marketing e Publicidade.

Meio bilhão em propaganda

A administração do prefeito Arthur Neto gastou R$ 131 milhões com sua máquina de publicidade e propaganda, em 2019, de acordo com os dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus. É o maior valor de todos os tempos em gastos com propaganda na história do Amazonas, superando até mesmo os gastos do governo do Estado, que chegaram a R$ 70 milhões, em 2019. Este ano, até esta quinta-feira, a Semcom já empenhou R$ 23,4 milhões e pagou R$ 19,2 milhões.

É com esses recursos que a Prefeitura paga as agências de publicidade, sites, blogs, rádios, televisões e outros veículos de comunicação para publicar sua propaganda e publicidade.

Com os R$ 131 milhões que gastou em 2019, mais os R$ 19,2 milhões gastos esse ano, a gestão de Arthur Neto ultrapassa os R$ 590 milhões em gastos na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), em pouco mais de sete anos. O tucano assumiu o cargo em 2013 e foi reeleito em 2016. De acordo com os números do Portal da Transparência, a Semcom gastou R$ 43.809.398,19 em 2013, R$ 74.395.295,29 em 2014, R$ 84.283.410,21 em 2015, R$ 58.514.670,52 em 2016, R$ 88.035.148,41 em 2017, R$ 95.289.038,33 em 2018.

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